O Centro de Referência Leitura Viva, em Tocantínia, foi o palco para o lançamento do livro “As Aventuras de Gurupito”, de autoria do escritor, poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, cuja edição é da Editora Veloso.
O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 24, numa promoção da Secretaria Municipal de Educação (Semed)., como parte das atividades inseridas no Projeto Leitura Viva de incentivo à leitura e a produção textual, que tem como público-alvo os alunos da Rede Municipal de Educação.
Gratificante
O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Golveia, destaca a importância desse lançamento literário para o incremento do ensino-aprendizagem dos alunos do município. “É gratificantes contarmos com a presença de um escritor renomado em nossa cidade, como é o caso de Zacarias Martins, ainda mais, fazendo o lançamento de seu primeiro livro direcionado especialmente para o público infantil”, afirmou o secretário.
Resultados positivos
André Goveia informou, ainda, que mesmo num cenário de pandemia, provocado pelo surgimento da Covid-19, é graças às atividades desenvolvidas pelo Projeto Leitura Viva, que a Educação Municipal têm mostrado resultados altamente positivos junto aos alunos do município. “Buscamos formas prazerosas de incentivar os alunos ao hábito salutar da leitura, e estamos atingindo nosso objetivo. O lançamento do livro de Zacarias Martins se transformou num grande acontecimento para os nossos alunos, que tiveram a oportunidade de manter um contato mais de perto com esse destacado escritor”, ressaltou o secretário.
Sobre o autor
Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é jornalista profissional e escritor premiado. Autor de seis livros de poesias e um de crônicas, “Histórias da História de Gurupi”, que foi adotado por duas vezes no vestibular da Universidade de Gurupi – UnirG. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país à fora. Publicado pela Editora Veloso, “As Aventuras de Gurupito” é o primeiro livro do autor no gênero de literatura infantil.
O autor integrou o primeiro Colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins e é cofundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Academia Gurupiense de Letras (AGL). Recebeu várias condecorações e honrarias, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembléia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. É membro correspondente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins e da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins. Em novembro de 2011, produziu o vídeo documentário “Palmares – O cantador de cordel”, sobre a trajetória do poeta e cordelista Antônio Farias, o popular Palmares, que reside em Gurupi.